terça-feira, 9 de agosto de 2011

Inanna, a Rainha dos Céus

Inanna/Ishtar

Inana, também chamada de Inanna, Inini, Ininni, Irnini, Ishtar, Astarte, Ashtarte, Ashtarot, e tantos outros nomes eram uma Deusa inicialmente sumeriana e depois foi adotada por todo o Oriente Médio. Da sua cidade natal de Uruk, na Suméria, seu culto migrou para a Acádia e Babilônia. Uma das tradições diz que Ela era filha de Nana, Deus da Lua e de Ningal, Senhora dos Oráculos e da Inspiração, irmã gêmea de Utu, Deus do sol. Seu templo principal era o Eanna "Casa do Céu" (onde seu consorte era An, Deus do Firmamento) na cidade de Uruk.

Inana simbolizava a fertilidade do solo, apartir do seu conceito como "Deusa da Chuva". Como Rainha dos Céus, condizia as estrelas e a Lua, era a própria Lua que em alguns mitos era seu pai, seu filho ou seu consorte.
Deusa do Amor, suas sacerdotisas eram as chamadas "Virgens Sagradas", ou seja, celebravam o "Casamento Sagrado", a união sexual que celebravam a fertilidade da Terra e a dádiva da Deusa: o sexo. Era uma Deusa dos Instintos, Senhora das Feras, cujo prinicipal animal era o Leão.
Governante, A mais Amada, Senhora da Legitimidade do Trono, o Rei somente era Rei se "casasse" com Ela.

Em um dos seus mitos Enki, o Deus das águas e da Magia a concedeu os "Me", que eram as medidas sagradas contendo toda a sabedoria do Universo.
Em outro mito, Inana desce ao Submundo, passando pelos sete portais e chega nua a Mansão dos Mortos frente a sua Rainha: Ereshkigal. Lá, Ereshkigal, que no mito é sua irmã, a mata e o Universo chora pela morte de Inana. O desejo de procriação é banido da Terra quando da sua morte, assim, Enki, seu tio, a ajuda a ser resgatada. Por tradição, Inana teria que deixar alguém em seu lugar no Submundo. Quando Ela chega no Mundo Físico, encontra seu Amante Dumuzi reinante em seu lugar e trono o que ocasiona a sua cólera e sua escolha por ele para ficar em seu lugar no Reino Inferior.

Em outros mitos, Ela é Amante do rei Sargão, criando junto a ele uma nova civilização: Acádia. Deusa da Guerra e da Destruição, Ela ajuda em pessoa as tropas de Sargão na conquista de novos reinos.

Inana, é uma Deusa Lunar, é Tríplice como a própria Lua. É a Donzela, Deusa da fecundade do solo, a "Sempre Fértil", a "Sempre Verde" (chamada de Urikittu). É a Mãe, a "Sempre Grávida", Senhora da vegetação, Mãe e Amante do Deus Dumuzi que representa o rei/pastor da Terra. É a Anciã, a Rainha do Submundo (a conquista do Submundo foi a razão da sua descida a ele), a Senhora da Guerra e da Destruição, a Esterilidade.

Ela pode ser invocada para praticamente tudo, é o instinto da alma humana. É a Grande Deusa do Amor e da Guerra.


Bençãos Dela, que é Coroada Com as Estrelas
~Enheduann

Nenhum comentário:

Postar um comentário